terça-feira, 10 de novembro de 2015

Corte de Cabelo Crespo


   Acho que somente depois que finalmente acertamos o corte é que conseguimos olhar para traz e perceber o quanto o corte de cabelo certo é importante. Ele vai influenciar não só no formato do cabelo como um todo, mas também na definição e estrutura do cacho. 
   Quem me inspirou a fazer esse post foi a minha mãe, mas eu também tenho algumas histórias para contar. Assim como a minha mãe, por muito tempo cortei o cabelo em um corte reto,  ou seja, aquele que não dá o efeito de camadas no cabelo. Quando não era o corte reto puro e simples, cortávamos o cabelo em V, o que também não gerava nenhuma camada.
   Por que eu insisto tanto em dizer que o corte reto não é o ideal para cabelos cacheados? Simplesmente por que ele não é capaz de distribuir o volume do cabelo de maneira harmônica.


   O volume dos cabelos cacheados costuma se concentrar nas pontas e com um corte reto todo o volume fica concentrado em apenas um lugar, nas pontas! Essa aglomeração de volume deixa o cabelo nesse formato pirâmide, no topo da pirâmide temos a raiz do cabelo pesada e com pouco volume devido ao longo comprimento dos fios. E na base da pirâmide temos todo o volume das pontas.


 O corte em camadas deixa os cabelos do topo da cabeça menores e em sequencia, o tamanho das camadas seguintes vão aumentado, isso deixa o formato do cabelo mais harmônico pois o volume fica distribuído de maneira igual por vários pontos, como ficou no corte novo da mamis. A impressão que temos é que  o corte deixa o cabelo em um todo com um formato mais arredondado.
   Alguns pontos sobre corte são legais de se mencionar, principalmente o fato de facilitar a vida na hora de finalizar, depois do corte em camadas parece que os cachos definem com mais facilidade.
   Outro fato curioso sobre corte, que se você está entrando no mundo das cacheadas agora vai precisar saber, cortar o cabelo, seja no formato que for, sempre influencia na estrutura. Nos tipos de cabelo 3a (que é o meu tipo) geralmente quanto mais curto se corta, mais leve o cabelo fica e mais a circunferência do cacho se abre, quanto maior o cabelo, mais pesado fica e a tendência é que os cachos fiquem mais fechados.  
   No já no tipo de cacho da mamis 3b acontece ao contrário, quanto mais curto, menor fica a mola do cacho, quanto mais longo o cabelo,  mais largos ficam os cachos.
   É importante mencionar também que cortar o cabelo seco também influencia e muito no resultado final do corte. A estrutura do cabelo cacheado quando está molhado é completamente diferente de quando está seco, há o chamado "fator encolhimento" que só vai se revelar totalmente quando o cabelo estiver completamente seco. 
   O fator encolhimento nada mais é do que a proporção que o cabelo diminui de cumprimento ao formarem os cachos. Sendo assim, nos cachos molhados incidirá bem menos o fator encolhimento, o que não vai te permitir saber qual é o real tamanho do cabelo depois de seco. Então se você quer evitar sustos prefira cortar os cabelos à seco!








   Espero que esse post tenha ajudado a tirar alguns dos questionamentos que você tenha sobre corte de cabelo em camadas, mas se houver ficado qualquer dúvida deixe aqui nos comentário que eu respondo, ok?! Beijo, Ju.



22 comentários:

  1. Cortei o meu como no vídeo que você postou no canal ensinando a cortar em camadas. Amei o resultado. Parabéns pelo post e pelos vídeos incríveis. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,gostaria de saber onde vc e sua mãe cortam o cabelo,são lindos!!!Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortamos no Ponto Chic - (61) 3399-8784
      Conjunto 1B - Lote 23 - Loja 01 - Quadra Qs 12 - Riacho Fundo, Brasília - DF, 71820-611

      Excluir
  3. Eu tenho um dúvida quanto ao meu corte ideal. Meu cabelo é meio 3a e 3b e a raiz lisa não permite que eu tenha volume na parte de trás. Já tentei de todas as formas, mas nunca fica do jeito que quero. O corte em camadas, nesse caso ajuda a ter mais volume? Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim de certa forma o corte em camadas distribui melhor o volume, e para os cabelos 3A dá aparência de mais volumoso ;D

      Excluir
  4. O seu cabelo e o da sua mãe é lindo, meu corte é reto desde sempre eu acho e eu percebi que nas pontas ficava tipo uma bufinha e juro que não sabia que era por causa do corte, meu cabelo é tipo o seu; fiquei com vontade de cortar em camadas mais tenho medo de ficar muito volumoso :/ !
    http://hadassasilvahs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada, na minha opião a redistribuição de volume desse corte deixa o look mais harmonioso ;D

      Excluir
  5. Ju, bom dia!

    Meu cabelo é fo tipo 3b e quando fiz o big chop eu cortei o cabelo com as pontas e frente maiores que a parte detrás. Adorei o corte, mas agora estou querendo mudar :/ o que vc sugere?

    Beijos, amo vc!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa as explicações, Jú! Estou querendo cortar meu cabelo, mas morro de medo de diminuírem muito no comprimento. Porque ele atingiu um comprimento que pra mim é o ideal, mas tá sem corte, então tá torto, estranho.
    Quero muito cortar a seco para evitar o susto do fator encolhimento, mas tenho uma dúvida: Como devo ir preparada pro corte a seco? Arrumo e finalizo o meu cabelo com a quantidade normal de creme etc, ou não coloca nada, tem alguma técnica?!
    Desde já obrigada!
    Abraço aqui de Salvador <3
    D'cifrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim você deve ir ao salão com a fitagem que você faz normalmente para que o resultado seja o mais real possível. Beijo! ;D

      Excluir
  7. Ju, gostei do post! Estou precisando de inspiração e coragem para cortar meu cabelo. Atualmente, uso ele bem parecido com o seu nessa foto, ou seja, não é um corte tão reto ao ponto de dar o efeito pirâmide, mas ele fica com bem pouco volume. Quem sabe eu não tomo coragem de usar volumão?! :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá gata se joga! Quem conhece o mundo do volume nunca mais quer sair hahahah!

      Excluir
  8. Como fazer o auto corte? O meu cabelo é do tipo da sua mae, e aqui nao tem salao especifico pra crespo. Preciso se um corte. :( obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse corte em que a figurinha ilustra eu acho meio difícil de fazer sozinha por não conseguirmos saber ao certo como ficará as costas do corte. Mas tem no meu canal ensinando a fazer um corte parecido, não dá o efeito igual mas já quebra um galho ;D

      Excluir
  9. Adorei o post! muito bem estruturado.
    Meu cabelo também é 3A e só agora entendi porque quando era criança meus cachos eram tão abertos, parecia que a estrutura do cabelo era diferente, mas na verdade era só o comprimento. Seu cabelo é lindo, Ju <3 Sou sua fã!!

    ResponderExcluir
  10. perfeito! esclareceu muito!! parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua dica irei corta meu cabelo em camada eu quero volume o meu cabelo tem efeito encolhimento.

    ResponderExcluir