5 hábitos que vão otimizar sua rotina de estudos!
Toda volta às aulas pensamos em formas de estudar melhor. Porém,
nem todo mundo tem facilidade em aprender e muitos precisam de um pouco de
organização para que o tempo utilizado para estudo seja realmente eficaz.
Cada um tem modo singular de aprendizado e a descoberta do seu modo é o que facilitará a otimização da rotina, sendo necessário menos tempo para a melhor assimilação do conteúdo. Como descobrir seu modo de aprendizado? Testando! Aqui seguem 5 dicas que vão lhe ajudar a descobrir o quê funciona para você.
Cada um tem modo singular de aprendizado e a descoberta do seu modo é o que facilitará a otimização da rotina, sendo necessário menos tempo para a melhor assimilação do conteúdo. Como descobrir seu modo de aprendizado? Testando! Aqui seguem 5 dicas que vão lhe ajudar a descobrir o quê funciona para você.
Dica 1: Crie uma agenda
Muitas pessoas não têm o hábito de ter uma agenda, mas ela
salva pessoas esquecidas e ajuda a aproveitar melhor o tempo. Ela vai te ajudar
a não esquecer de fazer aquela atividade ou trabalho que fará toda diferença na
sua nota.
Na agenda você pode anotar no dia a atividade que precisará fazer em casa, reuniões para trabalhos em grupo, dia de entrega de trabalhos, provas e etc. Essa agenda pode ser virtual ou de papel. A agenda do celular é ótima para isso, pois você pode colocar lembretes e estará sempre por perto para você anotar na hora o que precisará fazer.
Na agenda você pode anotar no dia a atividade que precisará fazer em casa, reuniões para trabalhos em grupo, dia de entrega de trabalhos, provas e etc. Essa agenda pode ser virtual ou de papel. A agenda do celular é ótima para isso, pois você pode colocar lembretes e estará sempre por perto para você anotar na hora o que precisará fazer.
Dica 2: Desenvolva um cronograma de estudo
Uma boa aprendizagem depende
do empenho individual, pois conhecimento é algo pessoal e intransferível. Um professor
pode te apresentar um assunto e facilitar sua forma de assimilação, mas só sua
vontade de aprender poderá tornar isso possível.
O cronograma de estudo, assim como a agenda, te ajudará a organizar sua rotina para que não perca tempo. Crie seu cronograma pensando em: seus horários mais produtivos, aqueles que você está mais disposto a aprender; dê intervalos. Tire de cada hora de estudo 5 a 10 minutos para o cérebro distrair um pouco, é o tempo de tomar uma água, ir ao banheiro ou fazer um lanche.
E muito importante, não ultrapasse três horas seguidas sem intervalo; distribua suas matérias e assuntos de forma a não deixar nenhuma de fora, mas prolongue o tempo para as que têm mais dificuldade e as com maior conteúdo.
O cronograma de estudo, assim como a agenda, te ajudará a organizar sua rotina para que não perca tempo. Crie seu cronograma pensando em: seus horários mais produtivos, aqueles que você está mais disposto a aprender; dê intervalos. Tire de cada hora de estudo 5 a 10 minutos para o cérebro distrair um pouco, é o tempo de tomar uma água, ir ao banheiro ou fazer um lanche.
E muito importante, não ultrapasse três horas seguidas sem intervalo; distribua suas matérias e assuntos de forma a não deixar nenhuma de fora, mas prolongue o tempo para as que têm mais dificuldade e as com maior conteúdo.
Dica 3: destaque trechos importantes
As canetinhas marca textos são muito importantes para ajudar
na assimilação dos pontos chaves do assunto. Estude com atenção o texto e vá
grifando as frases que contenha as idéias mais importantes ou resuma algum
processo. No final releia as frases grifadas.
Dica 4: Faça resumos, lista de tópicos ou resumo esquemático
Escrever enquanto estuda é uma forma de organizar e fixar o
que está aprendendo. Esses três tipos de resumo são úteis para isso e você pode
definir o que melhor se adequa ao seu modo de aprendizagem.
O resumo simples consiste em condensar a idéia desenvolvida
em poucas palavras, ou seja, um texto mais curto que traga apenas a idéia principal.
A lista de tópicos serve como um lembrete de cada evento
estudado registrando apenas os títulos ou palavras-chaves. Esse é o que mais
utilizo nas minhas aulas e estudo pessoal.
O resumo esquemático é o mais elaborado, pois exige uma
compreensão integral do assunto para que se possa linkar os tópicos. Consiste em
crias caixas com tópicos e linká-los em sequência lógica de acontecimento ou dependência.
Dica 5: crie e responda perguntas
A cada página estudada crie perguntas e no final tente
respondê-las sem olhar o livro. Se você foi capaz de lembrar tudo com
segurança, parabéns você aprendeu. Se não conseguiu responder alguma retorne ao
texto e estude novamente os trechos com dúvidas. Se não conseguir criar suas próprias
questões, responder os exercícios do livro didático também ajuda.
Agora é com você! Espero que essas dicas lhe ajudem!
Você gostou do texto? Quer ler mais textos como esse aqui no
blog? Deixe sua opinião nos comentários.
Xero e até a próxima!
Amei demais esse post, tudo que estava precisando <3
ResponderExcluir