terça-feira, 8 de março de 2016

Você é livre e o seu cabelo também!


   Durante anos a fio as regras eram que só existia um tipo de cabelo bonito, o liso e, preferencialmente loiro. Mais eurocêntrico impossível!  Só que beleza é plural, variável, diversificada... A evolução do pensamento e não passividade de alguns levou ao questionamento dos padrões e iniciou movimentos de resistência a essa opressão.  Óbvio que isso faz parte de algo muito maior, mas vou me restringir à liberdade capilar. 

   Chega dessas regras impostas de ‘certo e errado’, ‘bonito ou feio’, ‘melhor e pior’, especialmente sobre cabelo. Cabelo é algo diretamente relacionado à nossa autoimagem e nossa expressividade pessoal e social. Regras sobre como ele deve ser ou estar devem vir apenas de você e para você. Essas regras são suas e não devem ser impostas a outros, nem você deve aceitar regras alheias.

   Com a liberdade de escolha de como usar seu cabelo e sem sofrer tanto quanto antigamente, muitos puderam exibir seus crespos e cachos.  Contudo, é muito difícil as pessoas entenderem que elas não precisam de normas preestabelecidas para seguir e pautar sua vida e querem trocar uma regra por outra. Logo começou a busca do cacho perfeito e usar química é fraqueza de personalidade e até a alteração de cor das madeixas são vista com a falta de aceitação própria.

   Que tipo de liberdade é essa que me aprisiona dentro de um monte de outros ‘podes e não podes’?
   Querer ser livre é poder usar e mudar quantas vezes quiser considerando apenas três coisas: atinjo negativamente alguém com minha atitude? (dificilmente esta questão influenciará no cabelo) Isso é o que quero? Isso me representa? Se sua resposta for negativa para primeira e positiva para as duas ultimas, se jogue! Você é livre e seu cabelo também!


   Sua beleza natural é maravilhosa e lembre sempre que você não precisa mudá-la para ser bonita. Se quiser passar química de transformação (alisamento ou permanente) também não tem problema, você pode ser quem quiser desde que isso seja uma vontade pura sua e não por que te disseram que seu cabelo natural não é bonito. Quer mudar a cor, mude! Faça um arco-íris no cabelo se isso representa você. Quer um corte diferente, faça! A metamorfose é um processo importante de reinvenção do ser.  E se nada disso te servir, ignore! Você é livre para isso!

Vamos fazer disso um movimento #soulivreemeucabelotb . Vamos florir o mundo!  ;)
Se gostou comenta. Se não gostou comenta também e vamos conversar. ;)
Xero e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário